A Brinquedoteca JOANA D'ARC é um laboratório de ensino e aprendizagem do Curso de Educação Física – Campus III / UEPA. É também, um espaço de convivência, lazer, socialização e ludicidade. Possui quatro salas temáticas para atendimento: Expressão do Corpo, Sala de Artes Plásticas, Salas de Jogos e Sala de Artes Cênicas / Leitura. Tendo como público: crianças a partir de 06 anos desacompanhadas até a melhor idade, Instituições (Públicas e privadas) através de agendamento e Comunidade Acadêmica da UEPA.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2010

• Projeto voluntariado e bolsistas:
Desenvolveram atividades de atendimento ao público e as escolas, produção de oficinas e trabalho científico.

Projetos de oficinas (projetos de ação):
*O poder das atividades maruais
Autora: Thayssa Suelen Araújo da Silva
*Momento do brincar – O circuito da alegria.
Autora: Viviane Garcia
*Brincadeiras tradicionais: Piracola americana
Autora: Rosely Cabral
*Interação e brincadeira.
Autor: Rodrigo A. Cruz Campos
*Música e movimento.
Autora: Luciana Paula Pinho dos Santos
*De onde vem o arco-íris?
Autora: Thays Maria Sousa Lima


Trabalho científico (Relato de Experiência):
- A importância do estudo na Brinquedoteca Joana D’Arc para formação do Brinquedista.
Autor: Rodrigo Campos

- Vivendo a Brinquedoteca Joana D’Arc: Proporcionando momentos de felicidades
Autor: Jhonata Rosinei Souza

- A importância de dinâmicas no espaço da Brinquedoteca Joana D’Arc
Autora: Viviane Garcia

- Brinquedoteca Joana D’Arc: Um espaço que proporciona o desenvolvimento de multiplicar aprendizagens.
Autora: Ana Paula Rodrigues

- Brinquedoteca Joana D’Arc: A atuação do brinquedista voluntário.
Autora: Tayssa Suellen Araújo de Silva

- Aplicabilidade do lúdico pela arte educação na Brinquedoteca Joana D’Arc
Autora: Adriana de Oliveira

- O brincar a partir de observação: Criança – brinquedo – brincadeira
Autora: Thays Maria Sousa Lima

- A importância do estudo na formação do brinquedista.
Autor: Luciana Paula Pinho dos Santos

Relação de bolsistas, voluntários e estagiários:

Bolsistas:
Adriana Maria Ramos de oliveira, Ciências da Religião – UEPA
Ana Paula Farias Rodrigues, Pedagogia – UEPA
Luciana Paula Pinho dos Santos, Pedagogia – UEPA
Resely Madureira Cabral, Pedagogia – UEPA
Thays Maria Souza Lima, Pedagogia – UEPA

Voluntários:
Amanda Pinheiro Alves, Pedagogia – UEPA
Ellen Cristina da Silva, Pedagogia – UEPA
Emanuelle Martins da Silva, Ensino Médio
Felipe Boby Sampaio Soares, Pedagogia – UEPA
Fernanda Luana Cavalcante Thomaz, terapia ocupacional – UNAMA
Jéssica de Oliveira Lopes, Pedagogia – UEPA
Ludimilla Ferreira dos Santos, Terapia Ocupacional – UNAMA
Rodrigo Aleson Cruz Campors, Pedagogia – UEPA
Sendi Cinthia Carvalho de Carvalho, Pedagogia - UEPA
Tayssa Suellen Araújo da Silva, Pedagogia – UEPA
Viviane de Oliveira Garcia, Pedagogia – UEPA

Estagiária:
Ingrid Cerveira Martins, Design – UEPA


• Projeto de estudo

Foram ministrados estudos para voluntários e bolsistas trabalhando os seguintes textos:

- Binquedoteca teoria e prática: Dilemas da formação do brinquedista.
Autor: Airton Negrine (artigo).

- A formação lúdica do professor.
Autora: Cyrce Andrade (artigo).

- Brinquedo e cultura.
Autor: BROUGÉRE, Grilles Brinquedo e Cultura 5ª Ed. SP: Cortez, 2004.

- O jogo e a Educação Infantil.
Autora: Tizuko Kishimoto

- O mundo Barbie
Autora: Maria Lúcia Homenn
Revista: Viver mente e cérebro, março 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário