A Brinquedoteca JOANA D'ARC é um laboratório de ensino e aprendizagem do Curso de Educação Física – Campus III / UEPA. É também, um espaço de convivência, lazer, socialização e ludicidade. Possui quatro salas temáticas para atendimento: Expressão do Corpo, Sala de Artes Plásticas, Salas de Jogos e Sala de Artes Cênicas / Leitura. Tendo como público: crianças a partir de 06 anos desacompanhadas até a melhor idade, Instituições (Públicas e privadas) através de agendamento e Comunidade Acadêmica da UEPA.

Oficinas:expressão corporal, artes plásticas, jogos e artes cênicas.

Os brinquedos e as propostas da atividade descritos abaixo foram desenvolvidos pelos alunos do 2º ano do curso de Terapia Ocupacional, sob a supervisão da Profª Sandra Almeida.

Aluna: Alinne Augusta
JOGO DAS CORES E FORMAS



PROPOSTA DO JOGO: Jogo composto de 30 cartelas.
PARTICIPANTES: Individual ou em dupla /alfabetizados
OBJETIVO GERAL: Estimular a capacidade cognitiva e motora do participante.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Estimular a Atenção e Concentração;
  • Estimular a capacidade viso-motora;
  • Estimular a memória;
  • Estimular o reconhecimento de formas e cores;
  • Estimular a verbalização, através do reconhecimento de diferentes cores e formas;
  • Estimular a praxia fina;
DINÂMICA DA ATIVIDADE:
  • As cartelas são misturadas e voltadas para cima, o mediador solicita que o participante separe as cartelas de acordo com as formas, na horizontal e de acordo com as cores na vertical, ou vice-versa;
  • O mediador pode utilizar-se das cartelas de apoio, com ordens estabelecidas, para uma possível organização;
  • O mediador pode ainda pedir que o participante fale a respeito das formas, associando com objetos da sua realidade, ou mesmo das cores;

Aluna: Evellyn Mayra
JOGO DE CORES E FORMAS


Proposta do Jogo: jogo composto por 6 peças
Participantes: individual/alfabetizado
Idade dos Jogadores: após 6 anos
Dinâmica do Jogo: retirar as formas geométrica de seus respectivos encaixe ,solicitar que o jogador encaixe as formas nos seus respectivos lugares o objetivos e que o jogador consiga encaixa nas formas certas.

Objetivo Geral: estimular a capacidade cognitiva motora do participante
Objetivos Específicos:
  1. Estimular atenção e concentração
  2. Estimular a capacidade viso - motora
  3. Estimular o reconhecimento de formas
  4. Estimular o reconhecimento de cores
  5. Estimular a diferenciação de tamanho
Dinâmica da Atividade:
  • O terapeuta pode solicitar que o participante encaixe as formas nos seus respectivos lugares.
  • O terapeuta pode solicitar que o participante fale qual forma geométrica e maior e qual e a menor
  • O terapeuta também pode pedir para que o participante verbalize quais são as cores das formas geométricas.
  • O terapeuta pode solicitar que o participante verbalize quais são as formas geometria

JOGO DE QUEBRA-CABEÇA (TANGRAN)


Proposta do Jogo: jogo composto por 7 peças
Participantes: individual
Idade dos Jogadores: após 6 anos
Dinâmica do Jogo: coloca-se as peças sobre uma mesa o participante deve montar quebra cabeça, que devera formar um quadrado ou ate mesmo outras figuras , sendo que o participante deve usar todas as peças.

Objetivo Geral: estimular a capacidade cognitiva e motora do participante.
Objetivos Específicos:
  1. Estimular atenção e concentração
  2. Estimular a capacidade viso-motora
  3. Estimular a coordenação motora fina
  4. Estimular a criatividade
  5. Estimula noção de cores
  6. Estimular noção de tamanho
  7. Estimular noção de formas
Dinâmica da Atividade
  • O terapeuta pode solicitar que o participante monte o quebra - cabeça, o qual devera forma um quadrado.
  • O terapeuta pode pedir que o participante monte alguma figura com as peças do quebra cabeça.
  • O terapeuta pode pedir que o participante identifique quais são as formas das peças do quebra -cabeça.
  • O terapeuta pode pedir que o participante identifique quais são as cores das peças do quebra - cabeça.
  • O terapeuta pode pedir que o participante identifique quais as peças maiores e menores do quebra cabeça

Aluna: Karoline Faro
ASSOCIAÇÃO DE CORES



Proposta do Jogo: jogo composto de um tabuleiro, que contém 5 cores diferentes.
Participantes: 1 ou 2 pessoas.
Idade dos jogadores: após 4 anos.
Dinâmica do Jogo: Com o painel de cores aberto, o participante deverá memorizar as cores existentes, e após um determinado tempo, cobre-se o painel para que o participante coloque as cores na ordem correta.
Objetivo geral: Estimular a capacidade cognitiva e motora da criança.

Objetivo específico:
1. Estimular a atenção e concentração.
2. Estimular a memória.
3. Estimular a capacidade viso-motora
4. Estimular o reconhecimento de cores.
5. Estimular a diferenciação de texturas.

Dinâmica da Atividade:
  • O participante deve analisar, inicialmente, as cores que estão no painel de cima, memorizando-as. Após um tempo estimado pelo Terapeuta, deve-se tampar as cores do painel, para que em seguida, o participante tente colocar as cores nos lugares corretos de acordo com a ordem inicial.
  • O Terapeuta também pode pedir ao participante que descreva as cores que estão no painel, analisando se a criança já as conhece.


Aluno: Lucas Muniz
JOGO DA MEMÓRIA DOS TIMES


Proposta do Jogo: jogo composto de um tabuleiro, que contém 5 cores diferentes.
Participantes: 1 ou 2 pessoas.
Idade dos jogadores: após 4 anos.
Dinâmica do JogoAs peças do jogo da memória devem ser separadas e embaralhadas. Se for individual o jogador deve juntar as peças corretamente para formar os pares. O jogo pode ser desenvolvido com dois jogadores ou mais.

Objetivo Geral: Estimular habilidades motoras e cognitivas do participante.
Objetivos Específicos:
1-Estimular a capacidade viso-motora.
2-Estimular a concentração e atenção.
3-Estimular a percepção de cores e formas.
4-Estimular a associação das figuras com o nome dos times.
5-Estimular a memória.
6-Estimular a cordenação motora fina.

Dinâmica da Atividade:
  • O terapeuta pode pedir que o participante agrupe as duplas.
  • O terapeuta, nos pares já montadas, pode pedir ao participante que verbalize os nomes dos times quando estes forem apontados.
  • O terapeuta pode solicitar ao participante que verbalize elementos contidos nos escudos dos times.