A Brinquedoteca JOANA D'ARC é um laboratório de ensino e aprendizagem do Curso de Educação Física – Campus III / UEPA. É também, um espaço de convivência, lazer, socialização e ludicidade. Possui quatro salas temáticas para atendimento: Expressão do Corpo, Sala de Artes Plásticas, Salas de Jogos e Sala de Artes Cênicas / Leitura. Tendo como público: crianças a partir de 06 anos desacompanhadas até a melhor idade, Instituições (Públicas e privadas) através de agendamento e Comunidade Acadêmica da UEPA.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Oficina de Expressão Corporal


Profª Esp. Fabrícia Muinhos de Souza Ruffeil





















Oficinas

Oficinas:

- Aprendendo o Nome
- Atividade com música e balões
- Aeróbica com Balões
- Rítmos
- Uma viagem de navio
- O circo

quarta-feira, 22 de abril de 2009

VOLUNTÁRIO DA BRINQUEDOTECA JOANAD’ARC

Voluntário na BRINQUEDOTECA é um projeto criado pela coordenação da Brinquedoteca Joanad’arc com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da formação para o lazer em espaços não formais.
O Projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações participativas – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício do social.
O projeto é implementado em parceria com o curso de Educação Física da UEPA (Universidade do Estado do Pará)e a linha de pesquisa de LAZER ( Grupo de Estudo NEPAEL )
O que a coordenação/Brinquedoteca se propõe a fazer?

· Mobilizar voluntários por meio de campanhas na ASCOM/UEPA e informar a população (pelo site e pelo telefone) sobre as vagas para voluntários;
· Divulgar boas experiências da Brinquedoteca nos espaços jornalísticos de comunicação;
· Promover treinamento que possam ser aproveitados pelos voluntários para dinamizar suas atividades e projetos;
· Contribuir com subsídios teóricos para a formação de brinquedista, fornecendo informações e recursos para que o voluntário desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades. O que faz?
· Garante a presença do voluntário nas dependências da Brinquedoteca;
· seleciona e capacita diretamente os voluntários;
· Determina ou organiza atividades para as escolas privada ou pública junto ao voluntário;
O projeto VOLUNTÁRIOS DA BRINQUEDOTECA/UEPA está estruturado de forma a assegurar uma maior eficiência de atuação e alinhamento em relação às necessidades da Brinquedoteca Joanad’Arc: • estabelecer estratégias, planejamento e calendário de atividades; • realizar atividades, projetos e eventos para atendimento as escolas;
• motivar e apoiar a formação de brinquedistas; • acompanhar o desenvolvimento de atividades em grupos com as escolas; • relatar atividades periodicamente. Valores como o multiculturalismo, a solidariedade, a construção da paz e o respeito à diversidade - cultural, étnica, social, religiosa, de gênero e de orientação sexual - são essenciais para qualquer proposta educacional que se pretenda democrática.É nesse processo de participação, de reconhecimento de papéis e de respeito às diferenças, que surge o voluntariado –protagonistas do fazer e aprender fazendo na BRINQUEDOTECA.O trabalho voluntário é importante para a transformação do Espaço de Convivência1- compreensão de que o processo de aprendizagem não ocorre somente em sala de aula, mas sim em todos os lugares; 2- adoção de metodologia de projetos, que facilita a multidisciplinaridade, a interação com o mundo e a articulação entre teoria e prática; 3- percepção da multiplicidade das formas do saber: a escrita, a matemática, a musical, a artística, a corporal-sinestésica, entre outras; A ação do voluntariado é:
Um dos elemento de aprendizagem e de formação para a cidadania. Para os estudantes, o voluntariado é uma forma de agir, de exercer a cidadania, de ter voz e de ser ouvido - um novo jeito de mobilização e fortalecimento do ideal de transformação social.O voluntário é agente propulsor da cidadania ativa, da melhoria da qualidade da aprendizagem e da transformação da sociedadePara que as pessoas se mobilizem, não basta à comunicação. É preciso que elas compartilhem valores e visões de mundo semelhantes.
As premissas de atuação na Brinquedoteca - Um bem comum, pertencente a todos;
-Um espaço formal de aprendizagem e, portanto, um espaço privilegiado para o exercício da cidadania;
-Um centro cultural da comunidade que tem uma função social, vida própria e realidades diferenciadas que precisam ser conhecidas, respeitadas e valorizadas.
O que é ser voluntário.Voluntário é o cidadão que doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, a causas de interesse social e comunitário.O que é o trabalho voluntário?Trabalho voluntário é uma atividade não remunerada pautada pela ética, exercida em benefício da sociedade e que fortalece o sentido de solidariedade e de responsabilidade social. É uma via de mão dupla que gratifica quem trabalha ao mesmo tempo em que gera novas experiências com oportunidades de aprendizado. O voluntariado não substitui o Estado nem se choca com o trabalho remunerado, porém mostra a capacidade da sociedade de assumir responsabilidades e de agir por si mesma.






























BRINQUEDOTECA ESTIMULA CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS (Diário do Pará em 22/04/2009)

Com o objetivo de aliar o tripé acadêmico do ensino, pesquisa e extensão, com uma prática socioeducativa para crianças e adolescentes, o curso de Educação Física, da Universidade do Estado doPará (Uepa), apostou em um método divertido: a Brinquedoteca Joana D’arc. Existente desde 2003, no campus III da Universidade, a iniciativa já atendeu uma média de 18 mil pessoas, entre meninos e meninas com idade entre seis e 17 anos, além de adultos e idosos.Pintura, produção de brinquedos com materiais reciclados, expressão corporal por meio de som, dança e desenvolvimento sensitivo e motor, além de exercícios de leitura e teatro de fantoches, estão entre as atividades desenvolvidas no local para estimular a criatividade e a expressividade das crianças. O espaço conta com a parceria do Serviço Social do Comércio do Pará (Sesc-PA) e da Organização Não Governamental (ONG) Rádio Margarida.
Uma média de 600 crianças e adolescentes visitam o local mensalmente. A coordenadora do espaço, Márcia Bandeira, afirma que o lugar é uma iniciativa que permite que crianças e adolescentes se sintam livres para aprender brincando, sem nenhuma forma de cobrança ou obrigação.
A brinquedoteca conta com a presença de pedagogas, educadoras e universitários voluntários dos cursos de Design, Educação Física e Pedagogia de diferentes universidades de Belém. Segundo a pedagoga da brinquedoteca, Andrea Silva, os voluntários recebem capacitação para atuarem com as crianças no atendimento do espaço de convivência Joana D'arc.
Na maioria das vezes, as crianças que frequentam o lugar fazem parte dos cursos livres existentes na Universidade, como os de dança, natação e de práticas esportivas, que oferecem serviços à comunidade.
Com uma média de permanência no local entre 30 e 40 minutos, as crianças aproveitam para passear entre os quatro ambientes existentes no espaço, como as salas de artes plásticas, expressão do corpo, jogos e de artes cênicas. “Nosso público curte cada cantinho da brinquedoteca. O legal disso tudo é que eles visitam o espaço porque gostam e se sentem bem”, afirma. (Agência Unama)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sejam bem vindos

Este blog foi criado por Pedro Paulo, aluno do curso de Educação Física da UEPA.